Olá, entusiasta da logística! Deixa a gente te contar um pouco sobre a visão computacional, uma baita habilidade da inteligência artificial. Acontece que essa tecnologia tá remodelando a forma como vemos (literalmente!) a logística.
A visão computacional permite que computadores entendam informações de fotos, vídeos e outras fontes visuais. É como dar olhos digitais aos computadores para ver e interpretar o mundo visual, o que é super útil na logística!👀
Esse sistema pode agir com base em regras predefinidas ou fazer recomendações proativas, coletando e reunindo dados visuais por meio de algoritmos.
O fato é que o mercado de visão computacional tá se expandindo e especialistas já projetam um aumento das vendas na ordem de quatro vezes em 10 anos, passando de US$ 9,4 bilhões em 2020 para até US$ 41,11 bilhões em 2030. 📈
A DHL, líder global em logística, lançou um relatório em novembro de 2023, intitulado “Visão computacional baseada em IA”, destacando esta tecnologia como uma virada de jogo para os próximos 5 anos.
De acordo com Klaus Dohrmann, vice-presidente e chefe de inovação e pesquisa de tendências da DHL CSI, à medida que a visão computacional evolui na percepção de profundidade, reconstrução 3D e interpretação de imagens escuras e desfocadas, logo conseguirá desbloquear um tesouro de oportunidades logísticas.
Agora, vamos mergulhar nas 4 grandes maneiras pelas quais a visão computacional está revolucionando a logística:
◻︎ Saúde e segurança
A visão computacional pode melhorar a segurança no local de trabalho, identificando perigos potenciais em depósitos e outras instalações logísticas, diminuindo os riscos e prevenindo acidentes. Essa tecnologia também pode melhorar a saúde dos funcionários, pois é capaz de fazer o reconhecimento de má postura e movimentos repetitivos, bem como sinais precoces de fadiga. Além disso, ela pode monitorar se os trabalhadores estão usando os equipamentos de proteção corretos para garantir a conformidade.
◻︎ Operações
Para identificar gargalos e outras ineficiências, a visão computacional pode criar mapas de calor para analisar padrões de fluxo de trabalho dentro de uma instalação, e até mesmo funcionar como uma proteção de segurança adicional, identificando imediatamente invasões ou entradas não autorizadas.
◻︎ Gestão de ativos
A visão computacional pode ajudar a monitorar os ativos logísticos e alertar as equipes de manutenção antes que surjam problemas. Mesmo antes que ocorram as falhas, a visão computacional pode ajudar a identificar automaticamente possíveis erros ou anomalias nos ativos e simplificar a detecção de defeitos.
◻︎ Processamento de remessa
A tecnologia de visão computacional pode automatizar e simplificar o processo de dimensionamento no transporte marítimo. Ela também pode verificar se as remessas estão em conformidade e classificadas adequadamente para ordenação, além de automatizar os ciclos de contagem de estoque.
Desafios pela frente
Apesar da visão computacional ser uma tecnologia promissora, existem desafios futuros, como conquistar a confiança do público e navegar nas águas complicadas da segurança cibernética e das leis de proteção de dados. É tudo uma questão de encontrar aquele ponto ideal de equilíbrio e colaboração.
E você, tá entusiasmado com as possibilidades que isso abre ou está preocupado com seus desafios e implicações? A gente vai adorar saber sua opinião. Comenta aqui e vamos continuar esse papo. Afinal, o futuro da logística não é moldado apenas pela tecnologia, mas pelas pessoas que a utilizam.