Nosso último conteúdo sobre Drones gerou muito debate, discussões e visões sobre o futuro. Por isso, muitos comentários pediram mais detalhes sobre esse cenário da direção remota de caminhões.
Você já imaginou um futuro em que dirigir pode ser feito remotamente, como se estivéssemos jogando um videogame? 🚛🎮
Nesse cenário, as rodovias são dominadas por caminhões autônomos, controlados por pilotos experientes a quilômetros de distância. Esta não é uma visão futurista distante, mas uma realidade iminente que está transformando a logística como a conhecemos.
✅ Tecnologia avançada na direção:
Com o 5G na área e a automação reinando, a direção remota de caminhões não é só uma ideia, é prática. Controle afiado, papo em tempo real e motoristas especialistas fazendo a mágica de longe.
✅ Segurança e eficiência na estrada:
Uma reviravolta gigante na forma como encaramos o transporte! A pilotagem remota de caminhões oferece soluções significativas para desafios atuais.
Ela reduz os riscos associados à fadiga do motorista, permite reações imediatas a emergências e otimiza as rotas de entrega. A tecnologia tá aí pra manter os caminhões na pista por mais tempo, sem paradas e com tudo na maior eficiência
✅ Desafios e soluções inovadoras:
Com a inovação, surgem novos desafios. Regulamentação, aceitação e segurança cibernética são paradas chave.
Especialistas em tecnologia, fabricantes de caminhões e reguladores estão colaborando para desenvolver sistemas de pilotagem remota que sejam não apenas eficazes, mas também seguros e confiáveis.
✅ Um olhar para o futuro:
Embora a pilotagem remota esteja ainda em seus estágios iniciais, promete mudar o jogo na logística. Em um futuro próximo, podemos esperar ver caminhões sendo operados por pilotos em centros de comando terrestres, abrindo caminho para uma era de eficiência sem precedentes e segurança aprimorada no transporte rodoviário.
Brasil já conta desde 2022 com Volvo FMX, sem motorista a bordo, utilizado pela Andrade Gutierrez
Um Volvo FMX 460 sem motorista a bordo é a mais recente novidade da Andrade Gutierrez. O caminhão pode ser guiado à distância. Desse modo, é ideal para operações de alto risco, como em barragens, mineração e construção civil. O sistema batizado de 4.Zero é uma evolução do que já era utilizado em outros veículos da empresa. O desenvolvimento ficou a cargo da startup ACR.
Porém, o Volvo FMX 460 4.Zero não é um caminhão autônomo. Ou seja, há um motorista que dirige o veículo por meio de controle remoto. Segundo a empresa, o modelo pode ser guiado à longa distância. Os comandos são enviados por ondas de rádio. Portanto, não é preciso haver rede de internet nas redondezas.
Além disso, praticamente não há atraso entre o comando feito pelo motorista e a resposta do caminhão. Para comparação, na primeira geração do sistema o tempo de resposta chegava a 600 milissegundos. No caso do Volvo FMX 460 4.Zero, bastam 20 milissegundos. Como o próprio nome sugere, um milissegundo corresponde a um segundo dividido por mil.
De acordo com a companhia, a operação remota utiliza monitores que transmitem imagens captadas por sete câmeras instaladas no caminhão. Desse modo, o motorista consegue ver, à distância, tudo que acontece ao redor do veículo. Assim, o sistema de comando lembra o de video games.
Um dos motivos que levaram a empresa a escolher o Volvo FMX 460 é o sistema de direção. Como a assistência é elétrica e não há barra de direção, foi mais fácil instalar o receptor de sinais. Além disso, não é necessário fazer alterações mecânicas no caminhão.
A frota utilizada pela Andrade Gutierrez é composta por caminhões de várias marcas. Bem como veículos da linha amarela. Uma parte é de modelos próprios e a outra, de empresas terceirizadas. De acordo com a companhia, além do 4.Zero, há oito caminhões não tripulados que atuam em duas áreas de mineração.
E aí, tá pronto pra esse start na revolução logística? 🚚💨 Essa viagem futurista promete muita eficiência e segurança, e o Brasil já tá na dianteira com o Volvo FMX 460!
Foto: Sistema de controle remoto de caminhões da Andrade Gutierrez.