Se tem uma coisa que o setor de transporte não pode mais ignorar, é a questão das emissões de poluentes. Só pra você ter uma ideia: desde o ano 2000, as emissões de CO₂ dos veículos pesados aumentaram mais de 30%. E quem mais contribuiu pra esse crescimento? Os caminhões – com mais de 80%…

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Transporte pesado e CO₂: o que está mudando na legislação (e por que você deve ficar ligado nisso)

Se tem uma coisa que o setor de transporte não pode mais ignorar, é a questão das emissões de poluentes. Só pra você ter uma ideia: desde o ano 2000, as emissões de CO₂ dos veículos pesados aumentaram mais de 30%. E quem mais contribuiu pra esse crescimento? Os caminhões – com mais de 80% desse aumento.

E como o mundo inteiro está de olho nisso, as regras estão mudando. Não é papo de “país europeu”, é realidade que vai bater na porta de todo transportador que quer continuar rodando com competitividade, dentro da lei e, claro, pensando no futuro.

Na União Europeia, as regras estão ficando cada vez mais apertadas. Olha só:

Você já deve ter ouvido falar das normas “Euro”, né? Elas definem os limites de emissão dos caminhões. A Euro 7, que já foi aprovada e começa a valer em 2026, vai além do escapamento: vai controlar até as partículas que saem dos freios e pneus. Ou seja, o cerco tá fechando.

As montadoras vão ter que cortar 15% das emissões dos caminhões novos até 2025 e 30% até 2030, com base no que emitiam em 2019/2020. Isso é lei lá – e vai acabar influenciando o mercado brasileiro também.

Eles criaram uma ferramenta chamada VECTO, que calcula quanto um caminhão vai emitir de CO₂ com base nas especificações dele e no uso. Isso define se o caminhão tá dentro da regra ou não.


⛔ Fim dos combustíveis fósseis

Tem país que já anunciou que vai banir a venda de caminhões a diesel e gasolina. Alguns já em 2030, outros em 2040. A tendência é clara: o futuro é mais limpo.

🇺🇸 Estados Unidos também estão na jogada

A EPA (Agência Ambiental dos EUA) também criou metas para reduzir as emissões dos pesados. Tudo no mesmo caminho: menos CO₂, mais controle.


E o que isso tem a ver com você?

Tudo. Porque mesmo que seu caminhão ainda rode aqui no Brasil, o mercado está mudando. Grandes embarcadores já estão exigindo práticas sustentáveis de seus parceiros. E quem não se adapta, vai ficando pra trás – seja por conta de multas, seja por perder contratos.


Adotar tecnologia hoje não é mais só sobre produtividade ou economia.

É sobre estar preparado para o que já está acontecendo no mundo — e garantir que sua empresa continue competitiva, sustentável e dentro da lei.

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