O e-ponto ganhou novas funções que vão além do controle de jornada do motorista. O software está sendo atualizado para registrar exceções de direção ininterrupta, direção excessiva e falta de intervalo para refeição e/ou entre jornadas, com o objetivo de garantir mais segurança nas estradas e evitar sinistros. Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados à falta de descanso dos condutores, e a logae quer contribuir para diminuir esse índice.
A logae está de olho nas estatísticas e aprimora as ferramentas tecnológicas para oferecer mais segurança e, com isso, prevenir sinistros. O gestor de produtos, José Bender, explica que a empresa está fazendo um cruzamento entre as informações geradas pelas ferramentas de controle de jornada e gestão logística com o gerenciamento de risco.
Na prática, está sendo configurado o sistema para emitir alertas e antecipar possíveis acidentes/sinistros. Os alertas são:
- Direção ininterrupta por mais de 5 horas e 30 minutos
- Direção excessiva: mais de 12 horas de jornada (8 horas regulares + 4 extras)
- Falta de intervalo para refeição
- Falta de intervalo entre jornadas: caminhão parado por 8 horas ininterruptas
Esses cenários mostram risco de descumprimento da legislação da jornada de trabalho do motorista (Lei nº 13.103) e também aumentam as chances de acidentes de trânsito por fadiga. “Os clientes nos procuram em busca de soluções tecnológicas que ofereçam mais bem-estar aos motoristas e proteção aos patrimônios”, afirma José Bender.
A vantagem do sistema da Raster é que alertas são emitidos para o descumprimento das situações acima citadas. Imediatamente, a equipe da central da logae faz contato com o motorista ou com o responsável pela operação para que os intervalos de jornada ou paradas de descanso sejam feitos.
Bender relata que a ideia de cruzar as informações do e-ponto com as demais ferramentas de gestão da viagem surgiu da necessidade de um cliente, que precisou fazer essa comprovação em uma ação judicial. “Hoje as empresas estão muito preocupadas com a segurança e nossas soluções tecnológicas conseguem ajudar bastante”, afirma.
Levantamento da CNT realizado em 2021 mostra que foram registrados 52.762 acidentes nas estradas brasileiras envolvendo caminhões. O prejuízo gerado por esse tipo de sinistro fica em torno de R$ 12 milhões, além do risco à vida dos profissionais. Um bom sistema de gerenciamento de risco e soluções tecnológicas eficientes podem ajudar a reduzir esses números.